Especial 50 Tons de Cinza




Oi, Leitores!!!

2015 é um ano muito esperado para os fãs da trilogia 50 Tons de Cinza, escrito por E. L. James, já que este é o ano de lançamento do filme baseado em sua história. 

O primeiro livro da série foi publicado em 2011, mas até hoje, tudo o que o envolve gera grande repercussão na Internet, principalmente nas mídias sociais. 

E não foi diferente com o anúncio de que o livro viraria filme.

Por este motivo, o Blog Três Leitoras aproveita que a estreia está chegando e apresenta um panorama da história contada nos 3 livros e do impacto que ela causa por onde passa.






50 Tons de Cinza é uma história que causa polêmica desde que foi lançada e por vários motivos: um deles é pelo fato de ser um best seller, taxado de literatura de 2ª categoria. Outro motivo é sua temática, que contém sexo explícito e ainda por cima trata de sadomasoquismo. Junte tudo isso e misture com uma sociedade afoita por emitir todo tipo de opinião nas redes sociais e pronto: o circo está armado. Defensores e opositores ferozes surgiram em todos os cantos, o que, querendo ou não, aumentou a popularidade do livro.






E já que todo mundo tem uma opinião para dar sobre o livro, eu também quero dar a minha!!!

Bem, eu não estava acostumada a ler best sellers, não por preconceito, mas por falta de hábito mesmo, como conhecia mais os clássicos, sempre fiquei com eles e deixava meio de lado os livros da moda. No entanto, quando começou a febre dos 50 Tons, fiquei muito curiosa, todo mundo só falava nisso e quando descobri que era um livro que tratava abertamente de sexo, fiquei ainda mais curiosa para lê-lo, pois nunca tinha lido um livro assim. Fui correndo à livraria buscar meu exemplar e não consegui largá-lo até terminar.

Em mim, a impressão que gerou foi conflitante, porque, se por um lado a história te cativa, não te deixa largar o livro, por outro, não é possível fechar os olhos para a baixa qualidade literária do texto, com escrita pobre, situações clichês e muito diálogos vazios.

Mas, então, como um livro assim conquistou tantas leitoras, inclusive esta que vos escreve? Como explicar esse fenômeno?

Eu não tenho a pretensão de explicar o fenômeno mundial que é 50 Tons de Cinza, mas posso dizer que esse livro mexe com o imaginário feminino, apresentando uma história de amor que se passa em um cenário urbano e contemporâneo, que envolve paixão, sexo, dinheiro, fetiches e tudo dito muito abertamente, cenas picantes detalhadamente contadas e um enredo envolvente. Assim, esses atributos acabaram se sobressaindo à baixa qualidade literária e a série virou febre mundial.

Todo mundo sabe que o livro trata de sadomasoquismo, então, não é raro ouvir alguém que não leu o livro dizer que a mulher é menosprezada na história, que gosta de apanhar, que apanha porque o personagem masculino é rico e por aí vai. Mas quem leu o livro sabe que não é assim, que existe todo um contexto para isso acontecer, como isso no livro está mais relacionado ao prazer do que à dor.

A História 

A trilogia se inicia com 50 Tons de Cinza, esse primeiro livro conta a história de como Christian Grey e Anastasia Steele se conhecem e iniciam seu conturbado relacionamento. 

Christian é um jovem milionário de 30 anos, presidente de uma grande corporação e dono de uma beleza arrebatadora. Já Anastasia é uma jovem estudante, que não se considera atraente e não possui nenhuma experiência sexual. Mas quando Christian e Anastasia se conhecem uma forte conexão entre eles passa a existir. Mas com tantas diferenças e devido ao peculiar gosto de Grey pelo sadomasoquismo a relação entre eles não é algo fácil de se estabelecer.

O interessante dessa história, na minha opinião, é perceber a evolução dos personagens, como eles vão se transformando pelo amor que sentem um pelo outro, como a história de amor deles vai sendo construída e solidificada com o tempo, com as dificuldades. Os dois passam por situações extremas, que colocam seu amor à prova, mas que, após serem superadas, reforçam ainda mais sua relação.

E é muito interessante acompanhar tudo isso, como eu disse, o enredo da história é bom, conta com muitos elementos que tornam a trama interessante. No entanto, devido à inexperiência, ou falta de talento mesmo da autora, não foram bem desenvolvidos. Uma série de ótimos elementos que não teve seu potencial completamente explorado. Talvez nos filmes esses problemas sejam minimizados e a parte interessante seja potencializada com um bom roteiro.

Sobre o Christian Grey

Agora precisamos falar de Christian Grey! Ele faz as mulheres suspirarem, um cara inteligente, de uma beleza inigualável e muito bem descrita pela autora, muito rico, com um aguçado senso de generosidade e totalmente apaixonado por sua mulher, capaz de fazer tudo para fazê-la feliz ao seu lado e que além de tudo é um mestre do sexo. É claro que isso foi se aperfeiçoando ao longo dos três livros, é o que eu disse obre a evolução do personagem, já que ele se esforça para deixar de ser tão dominador (e não é na cama que estou falando, mas no sentido de controlar cada passo da Ana e de achá-la uma propriedade sua).

Mas o que eu acho mais importante de tudo no personagem do Mr. Grey é dom que ele tem para dizer exatamente o que qualquer mulher gostaria de ouvir. E nisso a autora foi muito esperta. Ela como mulher que é, sabe o que as mulheres querem ouvir e a esperteza dela foi colocar essas palavras na boca de um homem que beira à perfeição, que faz as mulheres suspirarem com todos os seus atributos. Aí a mulherada pira! Rsrsrs. O que encantou as mulheres nesse livro, na minha opinião, não foi nem tanto o sexo e o dinheiro, como alguns estão dizendo, mas sim as declarações de amor de Christian, os elogios dele à Ana, o seu reconhecimento aos seus atributos intelectuais.

Com certeza, Christian Grey é o ponto forte do livro, com todas as suas atitudes que fazem as leitoras sonharem acordadas com um homem tão perfeito como esse. Mas, meninas, o Ministério da Leitura já advertiu: Christian Grey só existe na ficção! Não tentem procurar por aí que ele não vai ser encontrado, rsrsrs. Mas ainda bem que existem os livros, para nos dar a chance de imaginar como seria ter um cara desses aos nossos pés!

Quando eu comecei a ler, fazia mil suposições de como seria essa beleza arrebatadora, até que vi a foto do ator Ian Somerhalder. Gente, pra mim foi um choque! Eu pensei: ué, a autora escreveu o CG pensando nesse cara e ninguém me avisou nada??? Pra mim, o Ian é exatamente como eu imaginava o Christian.


Ian, meu CG perfeito! 
Mas é claro que essa opinião é pessoal, já que cada uma tem o seu Christian preferido. E um dos mais aclamados pelas fãs é Matt Bommer, mas que, na minha opinião, não tem nada de CG!! KKKKK. E é isso é que é o interessante na leitura, como as mesmas palavras são interpretadas de formas diferentes para cada leitor.

Bem e essa questão dos atores também foi motivo de grande burburinho na Internet quando anunciaram o lançamento do filme! Cada uma tinha seu ator preferido e as fãs passaram semanas discutindo sobre o assunto, era até bem engraçado, porque havia brigas acalouradas!! No fim, o primeiro Christian oficialmente escolhido foi o ator Charlie Hunnam. E aí começou a confusão novamente, milhares de opiniões para todos os lados. Mas o papel ainda não estava definido, pois o ator desistiu de ser o Christian, para continuar seu trabalho na série Sons of Anarchy. Eu particularmente acho que ele daria um excelente Christian Grey!


Charlie Hunnam, quase foi Christian Grey

Quando a ansiedade estava quase matando as fãs, finalmente decidiram que o ator do filme seria o Jamie Dornan. Sim, ele foi o escolhido para contracenar com Dakota Johnson, que irá viver a Anastasia nos cinemas. Claro que os nomes geraram muitas crítica, pois seria impossível agradar a todas. Mas, gente, temos que nos conformar que não seria qualquer ator ou atriz que aceitaria viver papéis tão intensos e controversos e num filme de baixo orçamento como é o caso de 50 Tons. 


E fala sério, né, gente, se conformar com Jamie Dornan não é nada mau. O cara é lindo e tem muita atitude!! Vai ser um ótimo Christian Grey!


Jamie Dornan, o Oficial

Outra coisa que tem dado muito o que falar são os vídeos do filme. 
Vejam esse como é lindo! Uma fã juntou todos em um só!! 
Chama o SAMU, mamãe!!! 

Clique aqui U+2192.svg 50 Tons - O Filme


Então é isso, leitores e leitoras, se fossemos falar sobre tudo o que envolve o universo dos livros e filmes de 50 Tons de Cinza, acho que não acabaríamos nunca! Apesar de ter seus opositores, a trilogia 50 Tons de Cinza é um fenômeno mundial, com milhares de fãs espalhados pelos quatro cantos do planeta. É uma história de amor cativante, com muitas cenas de sexo, que revolucionou o mercado literário, pois o gênero agora domina as prateleiras das livrarias. Graças a seu sucesso, muitos outros livros com o mesmo estilo foram lançados. 

Se você é um intelectual a procura de um livro com um grande conteúdo filosófico, deve passar longe, mas se você é um leitor apaixonado por livros, que adora histórias cativantes, que ama se divertir, viajar e sonhar com os livros, você não deve deixar de ler toda a trilogia 50 Tons de Cinza!

Um beijo e até a próxima! 

BABADO: DAKOTA JOHNSON NO CLIPE DE EARNED IT!!!! 

Posts relacionados

2 comentários

  1. 50tons, finalmente estamos em contagem regressiva! quando li os livros me apaixonei pela trama de amor, sexo e afins, fiquei receosa no começo, mas depois entendi que a intenção da autora era contar uma história além do sexo, agora espero para ver como vai ser no cinema! os atores estão maravilhosos nos trailers
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalia... Todas na expectativa!!!

      Obrigada pela sua visita!!!

      Excluir