Resenha: Divergente




Oi, Leitores....


UMA ESCOLHA PODE:

UM - Decidir quem são seus amigos.

DOIS - Definir suas crenças.

TRÊS - Determinar sua lealdade... para sempre;


OU SIMPLESMENTE - Te transformar!!!


Título: Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora Rocco
Série Jovens leitores
500 páginas
Rio de Janeiro, 2012

Beatrice é uma adolescente de 16 anos que conhece um mundo completamente diferente do que conhecemos hoje. Ambientado num futuro longínquo, o mundo de Beatrice é constituído das antigas construções arquitetônicas que conhecemos, no entanto ocupado por uma sociedade que baseado no modo como seus antepassados viviam (em princípio, nós!) possui uma organização social composta de cinco facções.


Calma, eles não são rebeldes sem causa, alienados ou algo do tipo. Essas facções possuem valores éticos e sociais lógicos. São elas:


Abnegação 
                               Valoriza o altruísmo, e supriu a demanda por políticos no governo.

Erudição 
Busca constante pelo conhecimento, ofereceu professores e pesquisadores inteligentes.

Audácia
 Valoriza a coragem e protege a grade que circunda a cidade, 
proteção contra ameaças internas e externas.

Amizade
Valoriza a bondade, deu conselheiros e zeladores compreensivos.

Franqueza
 valoriza a honestidade e enxerga a verdade em preto e branco,
                                     providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário.

Em cada facção, seus membros encontram sentido, propósito, vida. A facção vem antes do sangue.
Você deve estar se perguntando: e quem não compartilha desses valores e talentos? É o que? Depende. Pode ser um sem-facção, vive nas ruas e conta com o altruísmo dos membros da abnegação e ter o que comer. Ou, finge ter algum talento sabendo que pode mais que isso. Esses são considerados uma ameaça a sociedade. Seus nomes? DIVERGENTES.

É aqui que encontramos Beatrice. Seu teste de aptidão é considerado inconclusivo e na Cerimônia de Escolha ela precisará decidir entre: Abnegação, Audácia, Erudição ou Divergente.

Essa é apenas a primeira decisão de Tris, novo nome de batismo de Beatrice. Muito ainda acontece, pois tornar-se uma inicianda numa facção, consiste em enfrentar novos testes, específicos com a ideologia que a rege. Ao mesmo tempo seus valores, crenças e rotina mudam completamente, Tris é intempestiva, curiosa, valente, inteligente e muito divergente. Fisicamente não chama atenção, mas sua confiança e atitude são seus maiores obstáculos. Principalmente quando uma competição revela o seu melhor e  o seu pior. Ela não quer perder, mas o quanto isso lhe custará?

Não bastasse o drama pessoal de Tris, a sociedade na qual vive está prestes a enfrentar uma grande guerra. Guerra pelo poder, movida pelo saber  e pela coragem e que entrarão em conflito com Tris e tudo que ela aprendeu a valorizar e amar.

Será mesmo que a facção virá antes do sangue? Afinal, informações sobre a origem da sua família, as escolhas daqueles que são seus amigos e inimigos serão postas a prova. Tudo vai depender de quem vai puxar primeiro o gatilho.

A leitura de Divergente, livro um da Trilogia escrita por Veronica Roth, não vai apenas lhe encantar, vai fazer você pensar nas suas escolhas e em quanto você se transforma cada vez que dá um passo adiante. Suas escolhas fazem de você quem você é, sem rótulos.

Aventura é uma palavra simples para descrever esta obra de muitos fôlegos.
Decididamente, antes da leitura eu seria da Erudição, mas depois de conhecer Quatro, Eric, Peter, Jeanine, Tobias e os Prior, eu certamente seria uma DIVERGENTE!!!!

OUTROS TÍTULOS DA TRILOGIA:



FILME DIVERGENTE:





OUTROS TÍTULOS DE VERONICA ROTH:

Em breve, estarei contando a vocês tudo que achei do livro Insurgente.

Até mais!!!


Encontre-me

Posts relacionados

4 comentários