Resenha: Jardim de Inverno

Oi, Leitores queridos....

Desde o dia que comecei a ler esse livro, achei que seria fácil falar sobre ele, mas como eu estava enganada.....






Título: Jardim de Inverno
Autor: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Editora: Novo Conceito


... quando somos mães, nós... suportamos o que for preciso por nossas crianças. Você vai protegê-las. Isso vai doer em você; isso vai doer nelas. Seu trabalho é esconder que seu coração está se partindo e fazer o que elas precisam que você faça.

Esse livro conquistou um lugar especial no meu coração, ele contém uma história de família, uma história de mulheres. Minha família é formada em sua maioria por mulheres e as vejo enquanto mães fazendo escolhas e com esse livro, a ideia de um amor incondicional se fortaleceu em minha vida.

Meredith e Nina cresceram acreditando que a mãe Anya não gostava delas, pois a mãe vivia isolada e os únicos momentos de carinho que a mãe devotava era ao marido, o pai das meninas. Com esse sentimento, restou as filhas aproveitarem todo o amor que o pai ofertava a elas e aprender a lidar com a frieza da mãe.

O único momento onde as meninas se sentem ligadas a mãe é quando ela resolve contar histórias, os contos de fada, mas após um acontecimento nem este momento de interação entre mãe e filhas voltou a acontecer.

Após anos, Nina tornou-se uma fotógrafa internacionalmente conhecida e vivia em aventuras, fazendo cobertura em guerras e demonstrando através das suas fotos o sofrimento que as guerras traziam. Já Mere casou-se com seu amigo de infância Jeff, teve duas filhas e junto com o pai passou a administrar os negócios da família.

E tudo muda na vida dessas mulheres após a perda do querido pai e marido. E antes da sua morte, ele fez a filha Nina prometer que convenceria sua mãe a voltar aos contos de fadas e revelar toda a história da camponesa e do príncipe.

Inicialmente nenhuma delas soube lidar com a perda recente e cada uma a sua maneira tentou encontrar algo que escondesse os sentimentos que insistiam em permanecer junto a elas e mais uma vez se distanciaram seja fisicamente, seja emocionalmente.

Mas nenhuma delas estava convencida que estavam cumprindo as suas promessas e assim pelas circunstâncias retomam o convívio e aos poucos começam a dialogar, conversar, se conhecer melhor, e o principal elas passam a conhecer o conto de fadas da camponesa e do princípe.

A cada trecho contado por Anya, novas coisas são descobertas e aos poucos elas aprendem o significado verdadeiro do amor, a família e o companheirismo.

E nesse turbilhão de novas descobertas, Mere enfrenta uma crise no seu casamento e passa a se questionar o quanto ama o Jeff e Nina foge desesperadamente de se estabelecer e aceitar o convite de Danny para que vivam juntos, diminuindo assim seu ritmo de aventuras e coberturas jornalísticas.

Elas viajam juntas, Anya, Mere e Nina se permitem. Se permitem sentir, perdoar, compreender, se descobrir.... Finalmente, as filhas tem a oportunidade de conhecer a história do conto de fadas completa...

Esse conto de fadas, muda completamente a vida destas três mulheres, afetando diretamente nas escolhas a serem feitas por cada uma delas.

Nina não sabia até então como uma palavra como orgulho poderia mexer com alguém, mas foi o que aconteceu com ela, e compreendeu o amor de uma forma que não entendia antes, na forma do amor tudo consome. Ela sabia que isso mudaria sua vida, essa compreensão do amor; ela não podia imaginar viver sem isso - sem elas - novamente. - Trecho do livro, página 397. 

Termino esta resenha com lágrimas nos olhos, pois voltei a sentir as mesmas emoções que o livro me despertou. Nesse momento pude compreender também o que é amar, amor incondicional, e desejo que um dia tenha um deste para mim....

Encontre-me

Posts relacionados

2 comentários

  1. Faz tanto tempo que estou ensaiando para ler esse livro... depois da sua resenha, acho que vou seriamente considerar dar uma chance a esse livro!

    www.cafecomlivros.blog.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana, fico bem feliz em saber que minha resenha está te incentivando a ler o livro.... De verdade, acho que você não vai se arrepender.... Beijos e obrigada pela visita! :)

    ResponderExcluir